5 Coisas que te Impedem de Organizar o Tempo

Organizar o tempo não é uma tarefa fácil nos dias de hoje. Somos bombardeados de informações por todos os lados, em mídias sociais, nos jornais, no trabalho, e tudo ao alcance de nossas mãos, com os smartphones. Nunca houve tanto acesso em uma velocidade tão rápida.

Contudo, nosso cérebro é incapaz de lidar com o volume de informações que lidamos hoje. Isso é fisiológico e portanto, humanamente impossível conseguir processar tudo o que acontece ao nosso redor. Não é a toa que muitos de nossos conhecidos e até nós mesmos temos a sensação de que o dia não cabe mais nas 24 horas que ele possui.

Logo, isso reflete nas decisões diárias e frequentemente recai sobre escolher uma atividade no lugar da outra. Como não sabemos lidar com isso, facilmente nos desorganizamos. É preciso estar atento ao que está definitivamente atrapalhando você a organizar o tempo que tem disponível.

Para isso, separamos 5 Coisas que te Impedem de Organizar o Tempo disponível do dia e como você pode evitá-lo.

1. Dormir Mal

Esse é um dos principais fatores que pessoas desorganizadas possuem. Elas constantemente se encontram cansadas e não conseguem focar em suas atividades. Produzem menos e estão menos dispostas, o que ocasiona a desorganização.

Procure respeitar as suas oito horas de sono em média. Não tem problema dormir menos ou mais de vez em quando. Mas procure manter essa média. Busque criar o hábito de dormir todos os dias no mesmo horário. Dessa forma, você vai contribuir para o bom funcionamento de todo o corpo. Em poucos dias, você irá se sentir mais equilibrado e vai conseguir organizar o tempo que possui.

2. Comer Mal

Assim como seu corpo precisa descansar, ele precisa de combustível para funcionar. Se um automóvel é preenchido com gasolina adulterada, ele não vai utilizar de todo o seu desempenho. Pior do que isso, ele pode não mais funcionar. Com o organismo é igual.

Busque evitar carboidratos simples, que possuem apenas picos de insulina, onde parece que você tem energia mas, poucas horas depois, sente-se cansado novamente. Os carboidratos complexos distribuem melhor a energia necessária para o corpo para que você tenha um dia equilibrado.

Horários sempre iguais para comer também vão te ajudar a organizar melhor o tempo que possui.

3. Não Estar Presente

Isso é um dos maiores males do ser humano do século XXI. Vivemos lotados de informações e pensamentos o tempo todo. Dificilmente estamos presentes onde estamos. O celular sempre ao alcance nos leva para longe e nos distrai.

Aproveitar e estar atento ao momento presente é essencial para organizar o tempo. Pessoas bem sucedidas entendem isso e por isso sabem da importância da atenção plena.

4. Não Construir Hábitos te impedem de organizar o tempo

Hábitos podem ser criados ou removidos. Isso já amplamente difundido, com estudos científicos comprovando a formação de hábitos.

Para criar um hábito use o método “Gatilho-Ação-Recompensa”. Para fazer uma ação, crie um gatilho que desperte a necessidade da ação, assim como a ação de tomar café é despertada ao escovar os dentes. Depois da ação executada, coloque uma recompensa. Assim como a sensação de energia de quando toma o café.

5. Guardar tudo na Cabeça

Você não é uma máquina. Busque anotar e escrever todas as suas atividades diárias e compromissos. Hoje, possuímos centenas de aplicativos que podem ajudar com essas tarefas.

Liberar espaço mental é fundamental para organizar o tempo que você tem disponível. Você terá mais clareza e sentirá que está no controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =