Nossas 5 dicas sobre alimentos congelados

Congelados não precisam de conservantes

Muitos já conhecem os benefícios do Congelamento Rápido (Ultracongelamento, Deep Freeze ou Fast Freeze) e sabem que esse método permite conservar os alimentos sem adicionar conservantes e sem alterar cor, textura ou características nutricionais. Mas são poucos os que conhecem a melhor forma de descongelar o alimento e aproveitar ao máximo seus benefícios.

A velocidade de congelamento e descongelamento são muito importantes

O congelamento rápido reduz a temperatura do alimento até -20°C em menos de 2 horas, transformando a água em gelo, sem formar cristais. A velocidade de congelamento é muito importante para um Congelamento rápido de qualidade, e o mesmo é válido para o descongelamento. Entretanto, se no congelamento, quanto mais rápido melhor, no descongelamento, quanto mais devagar melhor.

tempo-importante

Para aquecer congelados, variar a potência de acordo com o alimento

Quanto vamos descongelar um alimento, temos que ter consciência de que ele está em uma temperatura muito baixa e que dependendo da forma como descongelamos, podemos alterar as suas características como: cor, sabor e até características nutricionais. A potência que você vai usar depende muito do alimento que vai aquecer, cada alimento tem uma potência ideal.


Existem diversas formas de descongelar os alimentos, abaixo selecionamos as principais

1. Descongelar ao natural, dentro da geladeira

Esse processo é o menos agressivo para o alimento, onde o gelo se transforma em água e não altera em nada o alimento. Este processo é o mais indicado para quase todos os alimentos, com exceção para aqueles que você quer consumir congelado, tal como sorvetes.

geladeira

2. Descongelar no forno micro-ondas

O forno micro-ondas é conhecido como o método mais rápido e prático aquecer os alimentos, mas nem sempre é bem utilizado. Este equipamento tem muita potência e por isso deve ser usado com mais atenção, já que pode alterar a textura, cor e nutrientes do alimento.

forno-microondas

O erro mais comum é aquecer qualquer alimento na potência máxima. Cada equipamento de micro-ondas tem uma potência diferente e tem pré-programações para cada alimento tal como: Prato Pronto, Carnes, Aves, Massas, etc.

programacao-forno-microondas

Alimentos ressecados, excesso de água e aquecimento desuniforme são os principais indicadores de mal-uso do micro-ondas.

3. Descongelar em Banho-maria

O alimento é colocado em um recipiente, e esse recipiente é colocado em contato com a água quente. Muitos dos produtos que são feitos para se descongelar em banho maria já vem em embalagem apropriada, normalmente uma embalagem plástica, que é colocada na água. Este processo é mais rápido que o descongelamento ao natural e deve se tomar cuidado para a embalagem não tocar na panela e com isso danificá-la.

panela-banho-maria


Para facilitar ainda mais a sua vida, separamos 5 dicas que na Bendito Frio | Mercado de Congelados acreditamos ser as mais importantes para você

1. Prefira descongelar os alimentos de forma natural, deixando por pelo menos 12 horas na geladeira.

2. Separe as refeições da semana. Leva menos tempo na hora de aquecer e você terá um alimento muito mais gostoso. Alimentos descongelados na geladeira podem ficar até 7 dias refrigerados.

3. Use as pré-programações dos micro-ondas. Cada pré-programação já leva em consideração a potência de cada forno micro-ondas e do alimento.

4. Arrume a mesa e coloque a comida em um lindo prato. Uma mesa bonita torna tudo muito mais gostoso.

5. Depois de descongelar, coloque alguns temperos para deixar ainda mais do seu jeito. Temperos como azeite, flor de sal e ervas deixam a comida ainda mais saborosa.

 

One thought on “Nossas 5 dicas sobre alimentos congelados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 3 =