Verdades sobre alimentos práticos para o dia-a-dia

O modo como nos alimentamos mudou muito depois da Segunda Guerra Mundial. O modo de trabalho foi alterado e cresce a cada dia mais a quantidade de pessoas dedicadas aos seus trabalhos e com cada vez menos tempo para outras atividades. Daí surgiram os alimentos semi-prontos. Por isso agora mostramos algumas verdades sobre alimentos práticos para o dia-a-dia.

Essas são soluções de alimentação ideais para quem tem uma rotina atarefada e não sobra muito tempo para cozinhar. O mercado percebeu essa necessidade e diversos empreendedores trataram de encontrar soluções para essas pessoas com vida corrida. Os alimentos semi-prontos vieram evoluindo com o tempo e dividir com vocês alguns tipos para que você conheça um pouco mais sobre eles.

Enlatados

A comida enlatada foi criada com o propósito de armazenar comida em épocas de baixa produção. A França foi o primeiro país a apresentar uma proposta para armazenar a comida nessa maneira.

A indústria de conserva ganhou muito espaço nos dias atuais, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial. Essa indústria era provedora de alimentos para as frentes de batalha e ganhou muito espaço com a aceleração da produção em massa, com cada vez mais indivíduos com rotinas atarefadas.

A comida enlatada hoje é feita através de conserva da comida e adição de água, óleo ou algum tipo de ácido. A maioria dos enlatados possuem compostos químicos nas misturas para aumentar o tempo de conserva.

Embutidos

Embutidos são alimentos semi-prontos à base de carne. Você provavelmente conhece como salsicha, a mortadela, o salame e outros. Eles foram criados para facilitar o preparo, já que estão semi-prontos e muitos podem ser armazenados ao ar livre.

Os embutidos são uma das formas mais antigas de conservação de alimentos e existem relatos desde a Grécia antiga. O principal conceito do embutido é reduzir ao máximo a quantidade de água no alimento e substituir por gorduras, que preservam os alimentos. Os principais embutidos são as salsichas, presuntos e toucinhos.

Segundo uma reportagem da revista Superinteressante, por exemplo, os embutidos contém alto teor de gordura saturada e sódio. Isso “estimula o aumento dos níveis de colesterol. E aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, afirma a nutricionista Thais Souza.

Alimentos frescos – Descascados e Limpos

Com a vida cada vez mais agitada, o ser humano recorre a cada vez menos esforço em outras áreas da vida não relacionadas com o trabalho. A crescente onda de alimentos sendo vendidos descascados ou limpos é reflexo disso.

Muitos alimentos possuem cascas para manter os seus nutrientes conservados. Quando retiramos as cascas de certos alimentos e não comemos de imediato, podemos perder alguns dos nutrientes. Estas alimentos são muito práticos, mas precisam de alguns cuidados, já que devem ser consumidos em um curto espaço de tempo.

Ultracongelados não industriais

Os alimentos ultracongelados são a evolução dos alimentos tradicionais congelados. A principal diferença entre o congelado tradicional e ou ultracongelado é o processo. Os alimentos ultracongelados são resfriados logo que saem do cozimento e depois são congelados em menos de 2 horas a temperatura de -20°C. Este processo faz toda a diferença e permite que os alimentos mantenham seu frescor e suas propriedades nutricionais. Conheça mais sobre ultracongelados aqui

No final da década de 90, surgiram diversas congelistas, que produziam marmitas prontas ou iam até a casa das pessoas para congelar para o mês. Apesar de boas cozinheiras, as congelistas não tem o conhecimento técnico de uma nutricionistas e o rigor exigido por empresas certificadas para garantir que todo o processo é bem realizado, sem colocar em risco a saúde da família. Conheça nosso processo de produção

Nesta época, grandes industrias como a Sadia começaram a oferecer congelados, mas como toda grande indústria, passaram a substituir ingredientes de qualidade, por sal e outros ingredientes com pouco valor nutricional. Por isso, a maioria dos congelados encontrados nos supermercados, como lasanhas e pizzas, possuem um alto nível de sódio e baixo teor nutricional.

Recentemente, alguns empreendedores surgiram para oferecer esta solução, assim como o Bendito Frio. Nosso objetivo é oferecer alimentos ultracongelados de qualidade, sem conservantes e com muita praticidade.

Os alimentos ultracongelados são muito práticos pois já estão prontos para o consumo, basta apenas descongelar e aquecer. também trazem muita comodidade para quem chega cansado do trabalho e não quer ter de lidar com a cozinha. Os alimentos podem ser pratos prontos, ou semi-prontos.

Se quiser conhecer os pratos, basta clicar logo abaixo para ver nosso cardápio especial.