Alimentos e dietas ricas em de vitamina D

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A vitamina D é extremamente importante para a nossa saúde, pois ela tem função importante na absorção do cálcio no intestino, fortalece os nossos ossos e os dentes, evita diversas doenças como a osteoporose, câncer, diabetes, obesidade, hipertensão, problemas cardíacos e melhora até a nossa imunidade!

Ela também é fundamental na regulação do metabolismo ósseo, e atua como hormônio que mantém o cálcio e fósforo presentes no sangue em níveis adequados por meio da diminuição ou do aumento da absorção desses componentes pelo intestino delgado.

Além disso, a vitamina D também possui uma função importante na perda de peso, pois esse nutriente ajuda a controlar o apetite e a diminuir a gordura localizada indesejada que temos no nosso corpo. Se os níveis de vitamina D estiverem adequados no nosso organismo, ela é capaz de reduzir o hormônio responsável pelo acúmulo de gordura abdominal, o cortisol, causando emagrecimento e perda de medidas, sobretudo na cintura.

A vitamina D não só ajuda na perda de peso, como também a sua falta no organismo dificulta a metabolização de gordura, ou seja, se o seu objetivo é emagrecer e ter um corpo saudável, é preciso seguir uma dieta balanceada e rica em vitamina D.

Como fazer um cardápio rico em vitamina D

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Os principais alimentos que servem como fontes de vitamina D são as carnes (vermelhas e brancas), frutos do mar e peixes, como o atum, o salmão, a sardinha, ostras e mariscos, e alimentos como ovo, iogurte, leite, queijos, manteiga/margarina e cogumelos. Na parte das frutas, podemos destacar a laranja.

Então, se o seu objetivo é emagrecer ou aumentar os níveis dessa vitamina no seu organismo, sua dieta será repleta desses alimentos combinados com outros para que você não tenha carência de nenhum nutriente importante. Você pode dividir a ingestão desses alimentos ao longo do dia inteiro em todas as refeições que você fizer, mas lembre-se que se você quiser perder peso, é preciso ter controle em relação à ingestão de calorias.

Em relação aos alimentos ricos em vitamina D, escolha (se possível) as opções desnatadas, lights e diets. Quanto aos queijos, opte pelos magros, como o queijo cottage e os queijos brancos em geral. Na parte das carnes, prefira as grelhadas, cozidas ou assadas, e não se esqueça de complementar essas refeições com frutas (de baixa caloria), verduras e legumes sem moderação para que você consiga realmente emagrecer e ainda melhorar a sua saúde.

Numa dieta de emagrecimento, também é fundamental beber bastante água e, caso você goste, consuma chás que aceleram o metabolismo para queimar gordura mais rápido e você consiga ver os resultados em menos tempo. Vale lembrar que cada metabolismo possui suas particularidades e que mudar a sua alimentação e mantê-la balanceada só trará benefícios para você e para o seu corpo, tanto internamente quanto na aparência.

Vá ao médico regularmente e verifique se nos seus exames consta falta de vitamina D. Se for o caso, peça ao nutricionista que monte um cardápio variado com alimentos ricos em vitamina D para que você consiga normalizar os níveis desse nutriente no seu corpo e melhore a sua saúde.

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