Como fazer uma dieta sem glúten?

O glúten é uma proteína que está presente em cereais como o trigo, a cevada, o centeio e por essa razão, ela é encontrada em alimentos como pães, massas, bolos e tortas. Essa proteína confere elasticidade a esses alimentos, deixando-os fofinhos e macios quando prontos.

Isso acontece porque ao misturar a farinha com água, as proteínas glutenin e gliadina formam uma rede pegajosa, tornando a massa mais elástica, resistente, saborosa e mastigável. O glúten está associado ao ganho de peso porque faz parte da composição de alimentos que são bastante calóricos, mas os estudos em relação aos malefícios do glúten na nossa saúde ainda são bem controversos, ou seja, depende do seu objetivo e do seu organismo.

Afinal, o glúten faz mal?

Se estivermos falando de um organismo saudável, apenas se for consumido em excesso, pois ele está presente em alimentos que não são muito saudáveis e que podem aumentar o seu peso e outras taxas caso você abuse do seu consumo. Porém, existe uma doença chamada “doença celíaca”, que atinge cerca de 1% da população mundial.

uma imagem sobre alimentos que contém glúten

Quem possui essa doença não consegue processar bem o glúten, que não é absorvido pelo intestino de maneira adequada e é tratado como um invasor ao corpo, atacando a proteína e consecutivamente, o forro do intestino. Essa é a forma mais grave de intolerância ao glúten, mas outras pessoas também podem ter certos desconfortos ao ingerir a proteína se forem alérgicas a trigo ou tiverem alguma sensibilidade mais branda ao glúten.

Essas pessoas precisam ter uma alimentação mais restrita em relação a ingestão do glúten e, em alguns casos, precisam até restringir totalmente a ingestão dessa proteína. Entretanto, algumas pessoas que não possuem nenhum tipo de problema de saúde relacionado ao glúten vêm procurando opções de dieta sem esse nutriente para perder peso, uma vez que ele está presente em alimentos que engordam.

É difícil fazer uma dieta sem glúten?

Pensar em mudar radicalmente seus hábitos alimentares e cortar tudo o que tem glúten da sua alimentação pode ser uma tarefa um tanto complicada, principalmente se você gostar muito de comer besteira, mas isso não significa dizer que a sua rotina alimentar não será saborosa. Pelo contrário! Você vai descobrir que é possível comer muito bem sem depender de alimentos calóricos e que podem te fazer mal.

Contudo, não tome essa atitude sem antes consultar um médico! Caso você sinta algum sintoma referente a intolerância ao glúten (desconforto digestivo e intestinal, inchaço, diarreia, constipação, cansaço, entre outros), procure um especialista com mais urgência ainda, mas se você estiver pensando apenas em emagrecer e ter uma vida mais saudável, vá a um nutricionista e veja qual a melhor dieta para você alcançar seus objetivos!

uma imagem sobre alimentos sem glúten

Montando uma dieta sem glúten

Para começar essa mudança, você vai precisar eliminar o glúten da sua alimentação excluindo os alimentos derivados dos cereais que mencionamos no início do texto. Além disso, é preciso lembrar que o trigo faz parte da composição de inúmeros alimentos processados, então você também vai precisar ficar de olho no rótulo das embalagens para saber se aquele alimento é permitido ou não.

Uma vez que você excluir esses alimentos da sua dieta, você provavelmente precisará substituí-los por outros. O milho, o arroz, o trigo sarraceno, a tapioca e a aveia são ótimos exemplos de grãos sem glúten que você pode consumir, mas lembre-se que alguns deles também são calóricos,então vale a pena maneirar na quantidade.

Além disso, há ainda outros exemplos de alimentos sem glúten que você pode incluir na sua dieta. São eles: sopas de carne e legumes, carnes em geral, frutos do mar, queijos amarelos, ovos, ervilhas, legumes em geral, gorduras animais, manteiga, margarina, leite, suco de frutas, frutas e outros, mas lembre-se novamente de procurar um nutricionista para montar a melhor dieta para você.

Caso você precise de praticidade no seu dia a dia, mas queira ou tenha que seguir uma dieta sem glúten (seja por motivos de intolerância ou apenas por querer emagrecer e se alimentar melhor), você encontra aqui no Bendito Frio um cardápio bem amplo de refeições sem glúten para você aproveitar. Acesse o nosso site e veja todas as opções sem glúten para você seguir a sua dieta de maneira mais gostosa e fácil! Clique aqui e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =