Como funciona e quais os benefícios de uma dieta Low Carb

uma imagem sobre low carb

A dieta low carb é um tipo de regime alimentar voltado para um rápido emagrecimento a partir da redução na ingestão de carboidratos.

Porém, não basta apenas diminuir o carboidrato. Na dieta low carb é necessário incluir outros nutrientes na alimentação para mantê-la balanceada, fazendo com que a sua gordura corporal seja consumida pelo corpo como fonte de energia e, consecutivamente, queime mais rápido.

Normalmente, em um plano alimentar com o consumo regular de carboidrato, esse nutriente corresponde em média a 50% de tudo o que comemos, enquanto que em uma dieta low carb essa porcentagem deve ficar abaixo de 20% do que você ingere e por isso é fundamental que você compense essa diferença com outros nutrientes, como a proteína, para que o seu corpo continue funcionando de forma saudável.

Como a dieta funciona no seu organismo?

uma imagem sobre alimentos dieta low carb

Quando você restringe o consumo de carboidratos, o seu organismo se vê obrigado usar a sua própria gordura corporal para continuar em funcionamento. Tal aproveitamento de energia ocorre por meio dos corpos cetônicos que trabalham substituindo a glicose obtida por meio dos carboidratos.

Esse processo recebe o nome de cetose, que é um estado metabólico no qual o seu corpo passa a substituir a glicose (nossa principal fonte de energia) pelas reservas de gordura que já estão no nosso corpo, queimando-as.

Por conta disso, a dieta low carb tem sido uma ótima alternativa para quem quer perder gordura porque ela consegue entregar um resultado rápido. A partir da segunda semana de dieta, você já consegue perceber algumas mudanças no seu corpo e se você conseguir conciliar a dieta low carb com a prática regular de atividades físicas, você conseguirá ter resultados ainda mais rápidos.

Contudo, por mais que a dieta low carb pareça ser simples de fazer, é sempre bom consultar um especialista para te auxiliar a encontrar a melhor forma do seu corpo perder gordura de maneira saudável. Então, não deixe de consultar um nutricionista caso você decida seguir um regime alimentar como a dieta low carb.

Os benefícios da dieta low carb

Além da queima de gordura e do emagrecimento que nós já mencionamos ao longo do texto, essa dieta ainda traz vários outros benefícios para quem decide segui-la da maneira correta, como:

  • Reduz os níveis de açúcar e de insulina no sangue
  • Diminui a taxa de triglicerídeos
  • Faz com que a maior parte da gordura perdida seja proveniente do abdômen
  • Ajuda a controlar os níveis de LDL e a aumentar o HDL no nosso organismo
  • Diminui a pressão arterial e a chance de aparecimentos de doenças cardíacas
  • Ajuda na diminuição do apetite
  • Não é necessária a prática de atividades físicas, mas se você fizer, potencializa ainda mais seus resultados

Cardápio de uma dieta low carb

uma imagem sobre alimentação saudável

Como o próprio nome já diz, na sua dieta você vai precisar comer menos carboidratos, então você vai precisar adicionar ao seu cardápio bastante proteína e alimentos como legumes, vegetais e frutas. Gorduras boas e alimentos ricos em fibras também são boas opções para você consumir durante uma dieta low carb.

Aqui no Bendito Frio você encontra uma variedade incrível de refeições e pacotes low carb para que você possa fazer a sua dieta de maneira muito mais prática e saborosa. Clique aqui e confira todos os nossos pratos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − onze =